Trabalho Daniela
Práticas sociais que articulam a leitura e a produção de textos com contextos diversificados são denominadas letramento literatura = Privilegiada
Letramento literário requer tratamento diferenciado oficinas de leitura.
Leitura presente positiva e ausência negativa.
Não saber ler é uma praga, analfabeto lamenta extinção, não aceita-se que o adulto não saiba ler, sim que não não saiba matemática pois existe calculadora, pois a leitura esta presente em tudo na sociedade desde o nascimento até a morte, por isso criou-se o termo letramento práticas sociais da escrita que envolvem a capacidade e o conhecimento, interação e relações em relação ao uso da escrita em contextos e meios determinados ( sireet, 2003 ).
Multiletramento abrange toda a complexidade dos meios de comunicação. Extensão do significado da palavra construção do sentido, letramento digital, informal, visual, financeiro, dadático ou em expressão " numeramento ", processo de construção de sentido feito com os números e não palavras.
2- Letramento literario.
Uso social da escrita, uma expansão determina uma determinada área de atividade ou conhecimento, relação diferenciada com a escrita, é um tipo de letramento singular.
Literatura lugar único em relação a linguagem cabe a ela " (...) Formar o mundo com possivel transformando a sua matualidade em palavra de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas " ( cosson, 2006, p.17 ) .
Proporcionar um modo privilegiado de inserção no mundo da escrita posto que conduz dominio da palavra.
Precisa da escola para concretizar, processo educativo específico que a mera prática da leitura de textos literarios não consegui efetivar sozinha.
É mais que habilidade, pois requer uma atualização permanente do leitor em relação ao universo literário.
3 - Em sala.
Configura-se um contexto esse insere a obra em um diálogo com outros tantos textos, formação do repertorio do leitor.
1- Selecionar livro e discutido. (