LIVRO completo LIBRAS que lingua essa
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS - QUÍMICA
DISCIPLINA: LIBRAS
PROFª: MARIA DO CARMO
FICHAMENTO:
Gesser, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
LUMARA ANTÔNIA DE LIMA SOUSA
São Bernardo
2015
........................................................................................................................ (pág. 7)
.................................................................................................................... (pág. 8)
INTRODUÇÃO
[...]
“Libras É língua”. Foi este o título escolhido para a palestra apresentada por uma linguista em um evento cujo público alvo era o estudante do curso de letras. Uma professora que trabalha na área da surdez, mencionando o título, fez o seguinte comentário: “De novo? Achei que essa questão já estava resolvida!”.
[...]. Ainda é preciso afirmar que libras é língua? [...] A sensação é mesmo a de um discurso repetitivo. Entretanto, para a grande maioria, trata-se de uma questão alheia, e pode aparecer como uma novidade que causa certo impacto e surpresa:
[...]
[...] O que vemos é que o discurso aparentemente “gasto” faz-se necessário, precisando ser repetido inúmeras vezes para que a constituição social dessa língua minoritária ocorra, ou seja, para chegarmos à legitimação e ao reconhecimento, por parte da sociedade como um todo, de que a língua de sinais é uma língua. [...] (pág. 9).
[...]
[...]
[...]
Ao recuperar, no título, a fala de um pai que confessa seu estranhamento em relação à língua do filho surdo, ao dizer “libras? Que língua é essa?”, quero flagrar o total desconhecimento dessa realidade linguística, tanto por parte daqueles que convivem de perto com a surdez, quanto por parte da sociedade ouvinte de maneira geral. Além disso, propõe-se um espaço de articulação em que questões similares possam ser pensadas e, sem evitar seu