livre mercado
Aluno(s):
ESTER F. DE ANDRADE RA 1312459 NELMA ARAÚJO DA SILVA RA 1307483
POLO
SÃO CAETANO DO SUL
ADMINISTRAÇÃO
2013
GLOBALIZAÇÃO
O estudo da globalização desde os anos 80 implica a analise de diversas variáveis, a evolução as comunicações, a globalização econômica, a integração política e os valores éticos presentes no relacionamento social e mundial.
A ligação entre estes aspectos funciona da seguinte forma:
A revolução nas comunicações favorece e permite a integração econômica. O fator econômico por sua vez relaciona- se com a política. E o elemento político em ultima instancia está presidido por valores e princípios.
Graças a novas técnicas a informação pode se propagar instantaneamente por todo o planeta e o conhecimento do que se passa em um lugar é possível ser visto em todos os pontos da Terra.
A produção e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial buscada pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.
Em um mundo assim transformado, todos os lugares tendem a se tornar globais e o que acontece em qualquer parte da Terra habitada tem relação com o que acontece em todos os demais.
Então podemos dizer que é ilusão dizer que vivemos em um mundo sem fronteiras ou em uma aldeia global.
N a realidade as relações chamadas globais são reservadas a um pequeno número de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados e as grandes organizações internacionais. A atual globalização está gerando cada vez mais desigualdades, do contrário que e se esperava, crescem a cada dia o desemprego, a pobreza, a fome, a violência e a insegurança da população no seu cotidiano.
O mundo parece agora girar sem destino, onde as enormes