Livia Genetica
Resumo
O livro Genético, fala dos problemas humanos e éticos sobre as pesquisas genéticas. A autora questiona se é correto os pais escolher o sexo, a cor dos cabelos e dos olhos. O texto relata histórias de pessoas com familiares que tiveram doenças genéticas e querem saber se são portadoras de algum gene transmissão de algumas doenças. São abordados assuntos como: os avanços na engenharia genética com as células-tronco, testes de DNA, escolhas de embriões. A paternidade ou o direito de não saber, diagnóstico pré-natal projeto genoma, teste de DNA na farmácia, clonagem e o que no reserva no futuro, as escolhas: culturas, políticas, jurídicas, familiares, pessoas e obrigatórias.
Capítulo 1- Paternidade ou direito de “não saber”.
“Qual é a nossa conduta hoje? Toda vez que descobrimos um caso de falsa paternidade, discutimos em equipe se essa informação terá algum impacto no aconselhamento genético. Caso não tenha, não há por que contar. Acreditamos que isso não é dá nossa conta.” (P.45)
Parecer
Relata as histórias de famílias com filhos suspeitos de doenças genética, que ao fazer a analise genética para saber se é portadora do gene uma determinada doença, descobriu que o pai biológico não era o que se apresentava como o pai e se outro. A autora questionava se era necessária que essas informações se passada para a família.
Capítulo 2- Confidencialidade: Esses genes são meus.
“As pessoas envolvidas no aconselhamento genético precisam também considerar o impacto das informações sobre a vida de seus pacientes. Por isso, os princípios da privacidade e da confidencialidade são considerados referências éticas obrigatórias na rotina do nosso a trabalho.” (P.49)
Parecer
A autora fala dos casos de suspeitas de doenças genéticas que são estudos com aconselhamento genético. E como a geneticista deve agir de forma ética, baseada nos princípios da privacidade e da confidencialidade para que o