LITOSFERA
É composta por minerais e rochas vulcânicas (que se formam quando o magma ou lava se tornam sólidos), metamórficas (transformações de rochas que existiam anteriormente) e sedimentares (formadas pelo processo de sedimentação). Dessa forma, aquilo que denominamos por solo nada mais é do que a decomposição dessas rochas através do processo de sedimentação.
Apesar de sua pequena profundidade, essa camada levou alguns bilhões de anos para se formar, sendo considerada um elemento dinâmico por estar sempre se transformando, senda a camada da Terra que mais sofre mudanças.
Vários fatores são responsáveis por isso, existem os elementos externos, como a ação dos ventos, das águas, do sol e dos seres vivos (principalmente a ação do homem); e os elementos internos, como as atividades vulcânicas e o tectonismo.
A litosfera é dividida em várias partes, chamadas de placas tectônicas, que se movimentam constantemente, esse movimento recebe o nome de tectonismo, o contato entre duas placas provoca fenômenos como os terremotos e tsunamis, e formam as cadeias de montanhas, alterando o relevo do planeta.
Devemos compreender o comportamento e as mudanças da litosfera, bem como sua composição, pois é sobre ela que o homem realiza suas atividades.
A litosfera é muito importante para os seres vivos, pois ela é o espaço geográfico que