Litosfera
Homem já atingiu 12 km abaixo da superfície. Raio da Terra é de 6370km. 3 partes da terra são: Litosfera, manto e núcleo.
Crosta terrestre, litosfera: composição rochosa e forma sólida, espessura de 40 km. É divididos em duas camadas: crosta continental Sial, camadas superior composta por silício e alumínio; crosta oceânica-sima, camada inferior constituída por silício e magnésio.
Manto: abaixo da crosta, tem 2900 km de espessura e temperatura de 3400 Cº. Constituído por magnésio e silício na forma de magma.
Núcleo: Parte central, dividida em 2 partes: núcleo externo, com 2250 km de espessura e temp de 3000 graus. Núcleo interno, com 1220 km de espessura, temp de 6000 graus.
Agente interno: tem como agente principal o magma. Correntes de convecção: são as correntes que fazem o magma fluir no núcleo do planeta, elas são lentas e demoram um século para completar o ciclo no interior do manto, essas correntes geram transformações no planeta, como no relevo.
Continentes: Permiano(225 milhões), Triássico(200 milhões), Jurássico(135 milhões), Cretáceo(65 milhões).
Movimento convergência: quando as placas tectônicas se chocam
Movimento divergência: quando as placas tectônicas se afastam
Dobras da crosta terrestre: É formado quando as placas se chocam, a placa que mergulha em direção ao manto funde-se devido ás altas temperaturas, a outro é pressionada no sentido contrário, formando as dobras, como por exemplo as cordilheiras dos Andes.
Falhas: São formadas quando as placas se afastam e formam-se fendas na crosta.
Falhamento: São formadas quando as placas se deslizam, ocorrendo rachaduras ao longo da pare de contato entre elas.
Vulcões: acontece quando a pressão vinda do manto terrestre é forte o suficiente para romper as camadas de rocha da superfície da crosta, extravasando o magma contido no interior do planeta. Dão origem à montanhas ou planaltos. Acontece em região de borda de contato da atividade tectônica.
Terremotos: Têm intensidade e