Litosfera
Também denominada crosta terrestre, a litosfera possui espessura de 72 km abaixo dos continentes, o que leva o nome de crosta continental, e espessura de 8 km abaixo dos oceanos, o que leva o nome de crosta oceânica, que é mais densa por causa da grande quantidade de ferro que contém.
As rochas que constituem a litosfera podem ser:
Rochas magmáticas: Também conhecidas como rochas ígneas, são formadas pelo magma localizado abaixo das rochas que se solidificam.
Rochas sedimentares: São formadas pela falta de detritos provocados por ações erosivas.
Rochas metamórficas: São formadas por rochas magmáticas e sedimentares que sofreram alterações.
Composição química da Litosfera (Rochas) Examinando com cuidado a superfície terrestre, notamos grande variedade de rochas. algumas são formadas por camadas; outra apresentam granulações. Há rochas claras e escuras. Independentemente do tipo e da origem, elas são misturas de minerais, sólidos cristalinos de composição definida
O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um dos ramos da geologia.
Para ser considerada como uma rocha, esses agregados têm que possuir representatividade em escala cartográfica, ou seja, ter volume expressivo. E mais, devem ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, isto é, o fenômeno que forma a rocha precisa ser relevante na história geológica do planeta para fazer parte da sua dinâmica.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com seus processos de formação, chamados de orogênese. Por suas origens ou pelas maneiras com que foram formadas, as rochas são classificadas em três categorias:
Magmáticas.
Sedimentares.
Metamórficas.
As rochas magmáticas foram formadas pela ação do magma; as sedimentares pela