Litoral Português
O termo litoral designa a faixa de terra à beira-mar, e engloba cerca de 50km para o interior.
Portugal possui cerca de 942km de costa, tem uma configuração linear e pouco recortada. Tem uma grande diversidade morfológica e geológica onde predomina a costa de arriba logo a praia ocupa uma menor extensão. Mais de metade da população portuguesa vive nos concelhos do litoral e a maior parte das indústrias localizam-se no litoral, na periferia das cidades devido à facilidade dos transportes, disponibilidades hídricas e a proximidade dos maiores centros económicos
Faixa litoral ou Linha de costa
A linha de costa (área de contacto entre a terra e o mar) que é complexa, dinâmica e mutável apresenta um aspeto diferente de lugar para lugar devido:
◊ Fatores modeladores – o mar ser um poderoso agente erosivo (ação mecânica das ondas, correntes e marés);
◊ Fatores tectónicos;
◊ Variações climáticas.
A ação do mar sobre a linha de costa O mar tem uma tríplice ação sobre a linha de costa, desgaste (1), transporte (2), acumulação/sedimentação (3). O desgaste químico desencadeado pela água salgada, combinado com a ação mecânica provocada pelas ondas, desempenha um importante papel no recuo da costa, principalmente onde esta é alta e escarpada chamada de arriba.
Desgaste (1) do mar
A) As ondas escavam a base da arriba. Esta torna-se instável devido à perda de base de sustentação
B) Essa instabilidade origina a fragmentação e a queda de blocos
C) Assim a arriba vai recuando, desenvolvendo-se na sua base uma plataforma de abrasão
A plataforma de abrasão é a superfície litoral aplanada e ligeiramente inclinada para o mar, devido à ação das ondas na base das arribas.
Transporte (2) do mar Os materiais arrancados à arriba vão sendo atacados pelas ondas e, à medida que se fragmentam em partículas menores, vão sendo transportados e arrastados pelas