Literatura
DOM CASMURRO
Machado de Assis
Ano de publicação = 1899 Tema = Adultério
Bentinho + Capitu
Promessa Seminário
Falta de Vocação + Amor por Capitu
Saída Seminário Amigo Escobar
Casamentos :
Bentinho + Capitu
Escobar + Sancha
Filho Ezequiel Morte Escobar
TRAÇOS MARCANTES DA OBRA Triângulo Amoroso Inovador Mocinho Mocinha Bentinho Capitu
Vilão
Melhor Amigo
Uma Possível Traição Feminina
Narrador-personagem (1ª pessoa) Narrativa Ambígua
Investigação Psicológica Bentinho Frágil emocionalmente Capitu Forte emocionalmente Presença de indícios de traição
DOM CASMURRO Obra publicada no ano de 1899 – portanto, já finalzinho do século XIX a sociedade moderna, com todos os seus conflitos despontando no nosso país. O Tema da obra é exatamente o adultério contado sob o ponto de vista de seu narrador personagem o amargo, o solitário Dom Casmurro – que acredita ter sido traído por Capitu – sua esposa.
Bentinho e Capitu se apaixonam já na adolescência – eles crescem juntos, eram vizinhos e acabam se apaixonando... Acontece que havia uma promessa feita pela mãe de Bentinho , a dona Glória, ainda quando ela estava grávida de que este deveria ir para o seminário. Vejam o que faz a querida sogrinha de Capitu!!! Promete a Deus que, se a criança nascesse e fosse varão , homem – ele seguiria a carreira do seminário!
Bentinho acaba indo para o seminário já na adolescência. Acontece que o menino não tinha a menor vocação para ser padre. Com isso Machado de Assis já critica as instituições religiosas e já critica também o comportamento social : Como se dá a relação da sociedade efetivamente com a religiosidade? Será que existe uma vocação para ser padre ou será que as pessoas se tornam padre por conveniência social? Essa é uma ironia sutil de Machado de Assis presente na obra.
Além da falta de vocação, ainda havia o amor por Capitu – que era enorme e fazia com que