Literatura
As populações ameríndias(índio), tem uma vasta diversidade desde os tempos anteriores à descoberta portuguesa até os dias atuais.Vivem no Brasil dezenas de reservas indígenas.Um dos aspectos que permitiu evidenciar o alcance dos legados ameríndios no Brasil, foi a diversidade lingüística. O preconceito em relação aos índios se acentua quando pensamos em suas
Artefatos de cozinha, armas,pratos culinários, pinturas corporais, cortes de cabelo, religiões e mitos cosmológicos, hábitos de higiene, danças e adornos corporais são manifestações culturais materiais ligadas ao “saber fazer” que nos permitem visualizar tanto a multiplicidade dos índios brasileiros quanto a seu patrimônio cultural.
A participação dos índios na vida brasileira é muito importante de ser ressaltada. São vários os traços e complexos de cultura legado a nós pelos indígenas. Podemos perceber facilmente a presença de vários traços da cultura indígena difundidos em nossa sociedade. Como via de exemplo podemos destacar os aspectos culinários incorporados às nossas mesa como a mandioca, a moqueca, a utilização do milho para preparo de deliciosos quitutes.
Hábitos como banhar em rios, andar descalço, descansar de cócoras, que são facilmente observados principalmente no interior do país. O uso da rede, de cestas, o tabaco, instrumentos musicais, o alçapão, processos de caça e pesca, o anzol, a música, conhecimento de plantas são todos exemplos do legado nos deixado de procedência indígena.
As manifestações culturais indígenas mais antigas antecedem a chegada dos portugueses.As escavações arqueológicas e a localização de pinturas e gravuras rupestres datam possivelmente de até 50 mil anos atrás.Paredões de rochas com pinturas representando o cotidiano, de caça realizado por populações indígenas que também deixaram artefatos encontrados pelos arqueológicos nas escavações de solo.
Outros