literatura
Atividade
Pagina 21
1) Observe o título do poema e os versos que compõem a primeira estrofe; o texto poético se organiza em torno da palavra noite. Escreva as frases em que o eu lírico faz afirmações sobre essa palavra e diga o que essas afirmações revelam.
R= A noite desceu. Que noite Já não enxergo meus irmãos. E nem tão pouco os rumores Que outrora me perturbavam. A noite desceu. Nas casas, nas ruas onde se combate, nos campos desfalecidos, a noite espalhou o medo e a total incompreensão. A noite caiu. Tremenda, sem esperança... Os suspiros acusam a presença negra que paralisa os guerreiros. E o amor não abre caminho na noite. A noite é mortal, completa , sem reticências, a noite dissolve as pátrias, apagou os almirantes cintilantes! nas suas fardas. A noite anoiteceu tudo... O mundo não tem remédio... Os suicidas tinham razão. Revela primeiramente, certo temor com relação à escuridão, a impossibilidade de dela fugir, além de um momento tenso entre dois lados.
Jéssica F. e Larissa da S.
2) Transcreva, da primeira estrofe, os versos que indicam haver um forte conflito entre lados opostos (guerra) em curso. R= A noite desceu. Nas casas, nas ruas onde se combate, nos campos desfalecidos, a noite espalhou o medo e a total incompreensão. A noite caiu. Tremenda, sem esperança... Os suspiros acusam a presença negra que paralisa os