Arguemntação
De acordo com o dicionário da língua portuguesa argumentar significa: Prova que serve para afirmar ou negar um fato: argumento válido. Sumário de um livro, de uma peça de teatro etc. Lógica, Raciocínio pelo qual se tira uma consequência de uma ou várias proposições. Lógica, Argumento de uma função, elemento cujo valor é bastante para determinar o valor da função dada.
Vivemos em um mundo onde se observa a grande dificuldade nas relações entre os cidadãos e isso ocorre devido a falta da busca pelo conhecimento. O homem só se torna um ser pensante à partir do momento em que busca a evolução, evolução está que é encontrada nos livros, nas experiências cotidianas, nas relações sociais, culturais e nos meios de comunicação como, internet, televisão e outros. É através desse longo processo de formação cultural e da busca pelo conhecimento que traçamos o nosso perfil e criamos nossa própria identidade.
O conhecimento nos possibilita desenvolver uma grande capacidade de argumentação. E é através dessa capacidade que abrimos portas ou até mesmo as fechamos.
Argumentar não é simplesmente falar, mas sim afirmar ou negar com lógica o que se pretende defender. “Argumentar é também saber dosar na medida certa, o trabalho das idéias e emoções. A medida certa é gastar mais tempo em persuadir do que em convencer”.
No mundo do Direito a argumentação jurídica tem grande importância, pois ela possibilita ao jurista criar mecanismos de defesa a fim de utilizá-los como peça chave na hora de atuar em uma audiência ou até mesmo na hora de redigir uma peça. Em outras palavras podemos dizer que o direito pretende atender aos anseios da sociedade, permitindo uma convivência pacífica entre os homens.
Para que o jurista se sobressai e consiga formular argumentos e manejá -los com habilidade é necessário que ele entenda o conceito básico de Lógica para melhor compreenção da Lógica Jurídica.
Jolivet define Lógica como “a