literatura
Com base nos textos lidos sobre narrativa e na leitura do conto “Passeio noturno”, de Rubem Fonseca, faça a análise abaixo proposta.
1. Cite os elementos da narrativa presentes no conto “Passeio noturno”, de Rubem Fonseca, de acordo com o texto de Cândida Vilares Gancho.
Resposta :
Exposição – “Cheguei em casa carregando a pasta cheia de papéis, relatórios, estudos, pesquisas, propostas, contratos”. O personagem apresenta-se junto com a sua família no primeiro parágrafo.
Complicação – “Abri o volume de pesquisas sobre a mesa, não via as letras e números”. O personagem vivia saturado da sua própria rotina de trabalho. Segundo parágrafo.
Climax – “Então vi a mulher, podia ser ela, ainda que mulher fosse menos emocionante, por ser mais fácil”. O personagem atropela uma moça que passa pela rua despercebida. Quarto parágrafo.
Desfecho – “Examinei o carro na garagem. Corri orgulhosamente a mão de leve pelos para-lamas, os para-choques sem marca”. O criminoso voltou para sua casa como se nada tivesse acontecido. Quinto parágrafo.
2. Qual a relação entre o título e o que é narrado no conto? Relacione-o ao enredo, às personagens, ao tempo, ao espaço e faça um comentário breve (até cinco linhas).
Resposta: Existe uma relação totalmente oposta ao que se diz no título do texto, sobre o que é narrado no enredo. O enredo iniciou e, chegou até a metade do texto narrando o cotidiano de um personagem com a sua família vivendo normalmente, em uma época atual. Até que o clímax e o desfecho do enredo se tornou uma cena de terror, onde o personagem de uma família nobre acaba atropelando uma pessoa intencionalmente. Por fim, somente uma pessoa com problemas psicológicos pode agir dessa forma.
3. O narrador participa das ações narradas, ou seja, é personagem? Caso seja personagem, é central ou secundário? Cite um trecho para comprovar a sua resposta.
Resposta: Sim, participa. É o personagem central. “Cheguei em casa carregando a pasta cheia de papéis,