LITERATURA
Aula-tema 05: A literatura infantil: gênero ou forma?
Esta atividade é importante para que você compreenda os fatores estruturantes da matéria literária destinada às crianças pequenas, bem como a análise dos diferentes gêneros e subgêneros literários. Agora, vamos nos aprofundar nos contos de fadas e nos contos maravilhosos. Para tanto, vamos analisar, a partir do nosso livro-texto, algumas contribuições sobre a constituição dos contos.
Vamos aos passos:
Passo 1: Leia o tópico – “A análise estrutural dos contos de fadas e contos maravilhosos” – localizado, nas páginas 109 a 115 de nosso livro-texto: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade, de Nelly
Novaes Coelho.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. 7ªed.
11ª reimpressão. São Paulo: Ed. Moderna, 2010.
Leia também o Resumo e os Conceitos Fundamentais desta aula-tema e procure pesquisar, sempre que sentir necessidade, o significado das palavras em dicionário para que o texto seja de fato compreendido em sua totalidade.
Passo 2: Considerando a compreensão do texto, leia e analise os contos abaixo. Em seguida, identifique as variantes de cada conto e preencha os respectivos quadros.
1) A raposa e o bode – Conto Exemplar
Uma raposa caiu em um poço e foi obrigada a permanecer ali. Um bode, levado pela sede, aproximou-se do mesmo poço e, vendo a raposa, perguntou-lhe se a água estava boa. E ela, regogizando-se pela circunstância, pôs-se a elogiar a água, dizendo que estava excelente e o aconselhou a descer.
Depois que, sem pensar e levado pelo desejo, o bode desceu junto com a raposa e matou a sede, perguntou-lhe como sair. A raposa tomou a palavra e disse: “Conheço um jeito, desde que pretendas que nos salvemos juntos. Apóia, pois, teus pés da frente contra a
DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da