Literatura
A marginalidade urbana apareceu em Moçambique como problema teórico e pratico após a 2a. Guerra Mundial, considerada como precariedade habitacional, como sinônimo de favela e conglomerados habitacionais precários.
Pensamentos.
A marginalidade urbana está ligada a vários fatores, a segregação social e exclusão social são os que mais influenciam. Pegue um animal e trate de qualquer maneira, jogue-o em uma jaula suja e fique cutucando ele, você acha que dali sairá um animal com intenções amistosas? É a mesma coisa que o governo faz com a gente, nos pega, não nos dá a mínima atenção e nos deixa largados a margem da sociedade, ai está o ponto. Somos tratados de qualquer maneira pela sociedade, então vamos tratar a sociedade da maneira que bem entendemos. Desvio e desequilíbrio também são alguns fatores que contribuem, mas em pequena escala.
‘Segundo os mais renomados autores e estudiosos sobre o assunto, tentarei fazer um breve resumo. Após a queda do Estado Mínimo - O Liberalismo - viemos experimentando um CONSUMISMO exacerbado do qual fez surgir um egocentrismo sem precedentes. Quem TEM é o todo poderoso e passou a ser o exemplo a ser seguido. Daí o porque das novelas serem ricas e só mostrarem riqueza. As elites que se apoderaram do poder, deram as costas para as classes inferiores com assim as veem. Com isso, os subalternos - sociologicamente falando - foram pouco a pouco perdendo a noção de familia, de pátria, de valores basilares de uma sociedade. Passaram a ver a Elite como potenciais de pessoas a serem exploradas, fazendo-as, de alguma forma, dependentes daqueles que viraram