Análise financeira da pt
Cálculo do Custo do Capital Próprio da empresa ……..…………….…………….3 CAPM………………………...……………………………………...3 DDM……………………………...………………………………….4
Modelo de capitalização de Lucros ……………………………………...6
Cálculo do Custo da Dívida………………...………………………………….6
Custo do Capital Próprio ……………….……………………………………8
Custo Médio Ponderado do Capital …………………...………………………8
Estimação do valor da Empresa ……………..……………………………….9
Conclusão …………………………….……………………………………13
Bibliografia………….………………………………………………………14
Introdução
O presente trabalho que se insere no âmbito da disciplina de Finanças Empresariais II, leccionada pelos docentes, Gualter Couto, João Crispim e Fernando Matos tem como principais objectivos estimar o valor da empresa Portugal Telecom, utilizando a metodologia de avaliação dos fluxos de caixa actualizados e a avaliação relativa (através dos múltiplos). Também se procederá à comparação relativa entre os diferentes métodos de estudo.
Assim, para atingir os objectivos acima referidos, teremos de proceder ao cálculo de três modelos de determinação do custo do capital próprio da empresa, que são o CAPM, o DDM (modelo de actualização dos dividendos) e o rácio lucros/preço (modelo de capitalização de lucros), assim como ao cálculo do custo da divida e do custo médio ponderado e, por fim, estimar o valor da empresa recorrendo ao cálculo da taxa de crescimento esperada das vendas da empresa no futuro próximo, ao cálculo da taxa de crescimento sustentável da empresa no longo prazo, à projecção dos cashflows esperados pela empresa no futuro e ao seu respectivo custo do capital.
Sem mais de momento, terminamos com os votos de que o presente trabalho atinja os objectivos propostos e proporcione uma leitura agradável e de fácil compreensão.
Cálculo do Custo do Capital Próprio da empresa
Para calcularmos o Custo do Capital próprio da PT Telecomunicações, SGPS, SA, tivemos por base três métodos. São eles: a) O CAPM; b) O Modelo de