Literatura
Assunto: Tema: Os elementos de Compreensão
Referência Bibliográfica:
CANDIDO, Antônio. Formação da Literatura Brasileira Momentos decisivos. 13ª Ed, Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014.
O texto trata dos elementos possíveis para o entendimento e compreensão de textos literários.Tem como objetivo vincular os fatores externos e internos que influenciam o leitor na investigação e estratégias para o bom entendimento dos fatores que compreendem os vários tipos de literatura.
O autor faz uma crítica em relação ao interesse extraliterário ou pelo idioma à medida que esse interesse contribui para seu objetivo na atuação dos processos literários. Existe um valor único em cada obra literária e a compreensão desta literatura depende muito da época em que ela é expressa, mas há elementos decisivos que permitem apreciá-la independente de quando ela foi escrita.Esses elementos decisivos são antes de tudo a eloqüência do sentimento, a visão analítica,a força de observação, disposição de palavras, seleção e invenção de imagens dos elementos que expressam essa linguagem.
Com tudo a obra é uma realidade autônoma, cujo valor da fórmula que obteve para plasmar são elementos os quais sente o criador da obra no momento em que cria sua matéria prima, alguns desses elementos literários são: Impressões, paixões, idéias, fatos e acontecimentos. Uma das funções da literatura é a representação real, mas esta representação, no entanto é feita de modo especial, uma vez que o real não pode ser representado em um plano unidimensional por ter uma natureza distinta. Embora a literatura permita a criação de novos universos, esses são baseados e inspirados na realidade em que vive o escritor. Daí a afirmação de que a literatura é vinculada a realidade, mas dela foge através da estilização de sua linguagem. Estando a literatura ligada a demonstração real, esta assume algumas funções que atuam diretamente no homem, pois que exprime o homem e depois volta para sua