Literatura
Quando duas pessoas de opiniões diferentes discutem sobre o assunto, os defensores da leitura têm como vantagem o fato de não existir nenhum argumento desfavorável que possa ser usado contra os livros, afinal, a atividade só traz benefícios e quem não lê pode até não ser diretamente prejudicado, mas com certeza está perdendo muito.
E por que o brasileiro não lê?
Com o avanço da tecnologia, sites, blogs, redes sociais, e celulares cada vez mais modernos, fica difícil ver uma pessoa com um jornal ou uma revista na mão. As noticias tem ficado cada vez mais compactas e as pessoas já perderam o habito de ler faz tempo. Seja noticia e até mesmo livros de literatura.
Com o baixo interesse do brasileiro em leitura confirmado por pesquisas, resta agora tentar entender os motivos que geram essa problemática.
Para que uma criança descubra o prazer pela leitura, a primeira influência que ela pode receber é a familiar. Assim, se os pais têm o hábito de ler constantemente em seus horários livres, a criança rapidamente vai associar essa prática a uma coisa legal e divertida.
Mas, se ao contrário, os pais não têm o hábito de pegar um livro nas mãos, a criança vai apenas reproduzir aquilo que vê em casa.
A leitura ocupa a sétima colocação, atrás de assistir à televisão, descansar e escutar música ou rádio.
A falta de leitura não tem como problema a falta de tempo, e sim a falta de interesse pela leitura. O que acontece é que a pessoa prefere tomar uma cerveja no bar com os amigos, assistir a um jogo de futebol ou a um filme do que sentar numa poltrona ou sofá para ler um livro.
O mesmo ocorre quando as pessoas questionam que não têm dinheiro para comprar um livro ou