literatura
Trabalho elaborado pelos alunos Michele Gonçalves Silva de Souza, Etyeni Soares Horta Rodrigues e Raphael do Valle Meirelles, do 3º período do Curso de Letras, para obtenção de nota parcial da disciplina Literatura Portuguesa I, ministrada pela professora Olímpia Maria dos Santos no 2º bimestre.
Volta Redonda / RJ
2013
“Poderíamos dizer, pois, que o Renascimento foi um processo de intensa produção cultural, cientifica e sobretudo artística, realizada principalmente com base na imitação dos grandes modelos clássicos latinos e gregos da Antiguidade, que começou na Itália no século XIV, irradiando-se, nos dois séculos seguintes por toda a Europa. Foi preparado pelo Humanismo do fim da Idade Média – alguns autores apontam o Humanismo como a primeira fase do Renascimento – e ampliado e universalizado pelo estímulo das grandes transformações econômicas e políticas do começo da era moderna.” (MEDINA, Antonio. Sonetos de Camões. São Paulo: Ática, 1993, p. 8)
1) Explique algumas mudanças históricas ocorridas, na época do Renascimento, e que foram fundamentais para o “processo de intensa produção cultural”.
As mudanças históricas ocorridas na época do Renascimento fundamentais para o processo de intensa produção cultural foram o ressurgimento da Cultura Grega, seus valores e princípios, fortes marcas da Idade Média, da Cultura Grega e da Romana. Um dos processos que contribuíram para a produção cultural do Renascimento foram o mercantilismo que necessitava de novas redes de comércio para expandir as grandes navegações e o surgimento de novas tecnologias. Outro fato marcante do Renascimento foi o homem que se tornou eufórico, pois criava mais e acredita mais em “si”, com isso o Renascimento teve como característica o “entusiasmo”. Com a expansão do renascimento, houve a fragilidade do pensamento dominador da Igreja.
Enfim, no Renascimento ocorreu uma intensa produção cultural, científica e sobre tudo artística, com