Literatura
Moby Dick é o nome de um enorme cachalote branco. (O cachalote é um animal marinho muito grande, da família da baleia.) Ele é procurado nos mares e oceanos pelo capitão Acab, que comanda um navio baleeiro chamado Pequod. Acab quer matar o cachalote como vingança porque teve uma de suas pernas arrancada por Moby Dick em uma caçada anterior.
A obsessão por matar Moby Dick acaba levando Acab e sua tripulação a enfrentar grandes tempestades e acidentes no mar. Quem narra a história, o tempo todo, é um personagem chamado Ismael, um dos marinheiros.
Herman Melville, o autor da história, vivia em uma fazenda. Ele havia prometido ao seu editor terminar no final de 1850 o romance, que inicialmente havia intitulado A baleia, mas que ficou sendo Moby Dick. Atrasou um pouco a entrega, e o livro acabou sendo publicado um ano depois, em outubro de 1851, na Inglaterra.
Não fez muito sucesso na ocasião. A qualidade da obra do escritor foi sendo descoberta mais tarde e tournou-se uma das mais importantes na literatura mundial. Basicamente a história é simples, mas mostra os conflitos internos dos personagens principais, os choques de relacionamento em uma equipe presa por meses em um navio, e é uma narrativa intensa, autêntica, da pesca da baleia.
Escrevendo sobre tudo isso, Melville dramatizou as suas preocupações mais profundas: as derrotas e os triunfos equivocados do espírito humano e o modo como este funde impulsos criadores e assassinos. Nas suas aflições particulares, Melville encontrou as preocupações universais, que atingem todas as