Literatura
1.CARACTERÍS-TICAS
A partir de 1945, a narrativa brasileira inicia um processo de renovação. A produção em prosa é vasta, numerosos são os nomes que promovem a ficção nacional.
A literatura da atualidade apresenta várias tendências, dificultando uma esquematização. O romance e o conto apresentam a linha de introspecção e sondagem subjetiva. Em linhas gerais, a prosa contemporânea apresenta as seguintes características:
. O enredo tem importância secundária, pois o que interessa é a psicologia dos personagens.
. Predominância do tempo psicológico.
. Interessam as características psicológicas da personagem e não as físicas. A literatura não tem compromisso com a “realidade real”.
. A prosa urbana enfoca o conflito do indivíduo perante a sociedade.
2.TENDÊNCIAS
1-Prosa regionalista: focaliza o meio e o homem rural brasileiro. (Luiz Antônio de Assis Brasil)
2-Prosa política: denuncia a violência política a que o país foi submetido após a Revolução de 30. (Josué Guimarães)
3-Realismo fantástico: são situações absurdas que fundem real e irreal. A origem dessa tendência está no Surrealismo. Essas situações servem como metáfora da realidade.(Mocyr Scliar, João Guimarães Rosa)
4-Prosa urbana: denuncia a solidão, a marginalização e a violência nos grandes centros. (Rubem Fonseca, Dalton Trevisan)
5-Prosa intimista: obras de sondagem psicológica. São personagens mergulhadas em si mesmas através das quais o autor vasculha interior do ser humano. (Lia Luft, Clarice Lispector)
6-Romance reportagem: essa tendência, também chamada Jornalismo Literário, é chamada assim porque seus adeptos são jornalistas que se tornaram escritores. Por isso, sua linguagem é objetiva, crua, e os temas giram em torno de denúncia da corrupção, da imoralidade, da marginalidade. (Rubem Fonseca) Na prosa, as últimas décadas assistiram à consagração das narrativas curtas - a crônica e o conto. O desenvolvimento da crônica está intimamente ligado ao espaço