Literatura
Celular
Feira de Santana, 2013
Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand
Alunos: João Victor Santos Santana Mirella Victoria de Almeida Lima
Disciplina: Biologia
Professora: Geane Nunes
Série: 1° ano
Turma: Bm Turno: Matutino
Introdução
A Biologia Celular, anteriormente denominada Citologia ( do kytos = célula; logos = estudo), é uma área da Biologia responsável pelo estudo da célula: a estrutura básica da formação dos seres vivos, considerada a menor unidade de um indivíduo. Assim, a organização, função e estruturas de células, tanto de organismos animais quanto vegetais e micro-organismos; tanto de seres unicelulares quanto multicelulares; tanto procariontes quanto eucarionte; são focos desta ciência.
O termo “célula” foi empregado pela primeira vez em 1665, por Robert Hooke, ao observar espaços vazios de uma cortiça, imaginando que estes correspondiam à menor unidade existente de qualquer amostra.
Em 1831 o núcleo celular foi descrito, por Robert Bown; e em 1839, ao observar a existência de células tanto em animais quanto em vegetais, Schwann e Schleiden emitiram a Teoria Celular, afirmando que todos os seres vivos são constituídos por células. A esta Teoria, que marcou o nascimento formal da Biologia Celular, foi acrescida, em 1858, a informação de que toda célula é oriunda de outra preexistente, por Virchow.
Esta ciência só começou a ser consolidada a partir da invenção do microscópio, em 1590, pelos holandeses Francis e Zacarias Janssen. Graças a eles, foi possível a visualização de estruturas impossíveis de serem observadas a olho nu até então - com o advento da microscopia eletrônica, no século XX, a análise de estruturas tão pequenas quanto 1 Ângstron (1å =10-4 µm), também passou a ser possível.
Reprodução Assexuada (divisão binária)
Este tipo de reprodução é o processo em que uma