Biologia
De acordo com o diretor do Nubex, professor Renato Moreira, o Núcleo é importante não só para quem faz parte dele, mas para a sociedade em geral
O objetivo principal do Nubex é desenvolver pesquisas de alto nível em diversas áreas, identificando marcadores de processos patológicos para várias doenças. Além disso, tem como função facilitar aos professores e estudantes da Unifor e a outras instituições um ambiente propício para desenvolver importantes pesquisas em saúde.
Tudo começou em 2009, quando uma comissão composta por engenheiros, arquitetos e usuários visitaram diversos núcleos de pesquisa do Brasil, como a Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Albert Einstein e o Instituto Butantan para, a partir daí, pensar num ambiente ideal para pesquisas no campus da Unifor.
Ao todo, o Nubex é composto por cinco núcleos: produção, experimentação, cirurgia experimental, biologia estrutural e biologia molecular, nos quais são desenvolvidos projetos na área de transplante, nutrição e oncologia. Todo o centro é voltado para estudantes, pesquisadores e professores de Odontologia, Medicina e Farmácia, inclusive de outras instituições, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Inovação
Na visão de Lilia Sales, vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor, o Brasil ocupa uma posição de destaque no mercado mundial de medicamentos e, com a implantação do Nubex, a Universidade se mostra alinhada à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Já o professor da Unifor e diretor do