literatura
Este livro, possui 7 histórias independentes.
1 – O GATO PRETO
Nesta história, há um homem, que possuía um coração meigo, que às vezes se tornava alvo dos gracejos de seus amigos. Gostava muito de animais, tanto que quando este era pequeno, seus pais lhe deixavam ter animais dos mais variados tipos. Com o tempo, esta particularidade de seu caráter aumentou, e quando se tornou adulto, fez dela uma de suas principais fontes de prazer. E este homem também teve a sorte de casar com uma mulher que possuía a mesma disposição para animais que ele.
Vendo sua paixão por animais, a mulher dele lhe arranjava animais de diferentes espécies para lhe dar, por isso eles tinham pássaros, peixes dourados, cães coelhos e um gato.
Este último se chamava Pluto, era um gato grande, elo, negro e possuía espantosa sagacidade. Era seu animal predileto, animal ao qual nutria mais amor. Esta amizade entre o homem e Pluto durou alguns anos, até que o carácter do homem sofreu enormes mudanças pra pior, onde tornava-se dia a dia mais rabugento, irritadiço e indiferente ao sentimentos dos outros. Desse modo começou a agir de forma violenta para com seus animais e sua mulher, mas Pluto ainda lhe inspirava consideração suficiente, para que este não o maltratasse. Com isso todos os animais passavam a fugir dele.
O mal, porém ia tomando conta do homem, tanto que a medida que Pluto envelhecia ia se tornando mais rabugento, isso denota que estava sentindo o mau humor do dono.
E como se já não bastasse, o homem começou a beber, por isso, uma noite ao regressar pra casa muito embriagado, teve a impressão de que o gato o evitava, então pegou o gato violentamente e este assustado com a violência do dono lhe feriu a mão com os dentes, este foi consumido por um ódio mortal, que o fez pegar o canivete de dentro do bolso de sua calça e arrancar uma das órbitas oculares do gato.
Na manhã seguinte acordou com um remorso enorme do crime que havia cometido e conviveu