literatura
Escola Estadual Antônio Ferreira de Sousa.
PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Coordenadora: Maria Helena Valentim
Supervisora: Taís.
Acadêmica/Bolsista: Isadora Lima Santiago
Publico Alvo: Alunos do 8°ano
Tema: Cultura e Ritmos Afro
Introdução: O projeto Propõe aos alunos conhecerem as culturas Africanas, que são encontradas em diversos segmentos culturais brasileiros como a música popular, a culinária, a religiosidade, brincadeiras de roda e festividades populares.
Justificativa: Para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial. A Lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças necessárias.
Problematização:
Objetivo Geral: Romper com o modelo positivista vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisão para a construção da sociedade. Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura afro-brasileira.
Objetivos Específicos: Conhecer a contribuição dos negros africanos nas artes, culinária, língua, religião e mostrar a sua importância para a formação da cultura brasileira. Reconhecer o papel do negro na definição e na defesa do território, os Quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e na questão da posse de terras. Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc.
Metodologia: Trabalhar com a musica Beleza Pura de Caetano Veloso interpreta-la, estudar sobre o Maracatu, e estudar sobre a Vida de Caetano Veloso,