Literatura
E: anuncia o desenvolvimento do discurso e não a repetição do que foi dito antes. Se não acrescentar nada, constitui pura repetição e deve ser evitada. O “e” introduz um segmento e acrescenta uma informação nova. Ex: “Este trator serve para arar a terra e para fazer colheitas”
AINDA: serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão, ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto qualquer. Ex: “O nível de vida dos brasileiros é baixo porque os salários são pequenos. Convém lembrar ainda que os serviços públicos são extremamente deficientes”
ALIÁS, ALÉM DO MAIS, ALÉM DE TUDO, ALÉM DISSO: introduzem um argumento decisivo, apresentado como acréscimo,como se fosse desnecessário, justamente para dar o golpe final o argumento contrário. Ex: “Os salários estão cada vez mais baixos porque o processo inflacionário diminui consideravelmente seu poder de compra. Além de tudo são considerados como renda e taxados como impostos”.
ISTO É, QUER DIZER, OU SEJA, EM OUTRAS PALAVRAS: introduzem esclarecimentos, retificações ou desenvolvimento do que foi dito anteriormente. Ex: “Muitos jornais fazem alarde de sua neutralidade em relação aos fatos, isto é, de seu não comprometimento com nenhuma das forças em ação no interior da sociedade”
Mas, porém,contudo e outro conectivos