Literatura Romantismo
Uma arte que tem por finalidade recriar a realidade a partir de sua subjetividade.
Romantismo
É o movimento mais revolucionário da história da literatura, pois rompeu bruscamente com os aspectos formais e estruturais de tudo que havia sido feito antes.
Característica do Romantismo
Subjetivismo, emocionalismo,
confessionalismo:
Estas características já serviram para assinalar as obras de tendência pré-romântica, quando estudamos Neoclassicismo. Os autores clássicos procuram refletir sobre os sentimentos( generalização, idealização, racionalização) ou exprimi-los indiretamente, recorrendo às alegorias mito lógicas; os românticos, ao contrario, buscam a expressão direta das emoções.
Característica do Romantismo
Pessimismo: Frequentemente as obras
românticas exprimem atitudes negativas em relação à vida. O individualismo e o egocentrismo adquirem traços doentios de inadaptação
Escapismo: O tédio de viver, também chamado ‘ mal do século’, conduz às diversas formas de fuga da realidade. Essa fuga passa a ser expressa em narrativas de aventuras ambientadas em lugares exóticos ou em passado misterioso.
Característica do Romantismo
Nacionalismo, historicismo e medievalismo:
Exaltando os valores e heróis nacionais, alguns autores ambientam suas obras no passado histórico, sobretudo no período medieval.
ROMANTISMO - REVISÃO
Tudo indica que o primeiro best-seller foi o livro chamado “ Os sofrimentos do jovem Werther”.
O romance é escrito em primeira pessoa e com poucas personagens. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profundo que Goethe fora em suas palavras.
ROMANTISMO - REVISÃO
O Romantismo está relacionado a dois acontecimentos que mudaram a face da Europa:
Revolução Industrial
Revolução Francesa
ROMANTISMO - REVISÃO
Burguesia
Política
Aristocracia
Social
Econômica
O início da fase romântica na literatura portuguesa ocorreu com a publicação do poema narrativo “Camões”, do autor Almeida Garret, em
1825.