Romantismo - Literatura
ROMANTISMO - Foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores.
FOLHETIM - Seção de um periódico que ordinariamente ocupa a parte inferior da página e é destinada a artigos de crítica, fragmentos de romance, revista de acontecimentos, de teatros etc., e em geral a artigos de literatura amena.
GERAÇÕES POÉTICAS - É a divisão do romantismo.
1ª GERAÇÃO POÉTICA - As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o nacionalismo, presente da coletânea de textos e documentos de caráter fundacional e que remetam para o nascimento de uma nação, fato atribuído à época medieval, a idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesma idealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo. A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas não era tocada.
2ª GERAÇÃO POÉTICA - Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.
3ª GERAÇÃO POÉTICA - Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irónica, com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.
JOSÉ DE ALENCAR – É o fundador do romance nacional e o maior prosador do Romantismo Brasileiro.
GONÇALVES DIAS – Foi um poeta e teatrólogo brasileiro. É lembrado como o grande poeta indianista da geração romântica. Deu romantismo ao tema índio e uma feição nacional à sua literatura.
CASIMIRO DE ABREU – É o autor de alguns dos versos mais conhecidos da literatura Brasileira. Sua poesia tornou-se muito popular durante muitas