Literatura Jorge Amado
A Literatura é a arte de compor e expor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos, o exercício dessa arte ou da eloquência e poesia.
Jorge Amado - Jorge Amado, um dos representantes do ciclo do romance baiano, nasceu em Itabuna, Bahia, em 10 de agosto de 1912. É considerado é dos principais representantes do romance regionalista da Bahia.
Trabalhou em jornais e formou-se pela Faculdade Nacional de Direito no Rio de Janeiro, em 1935.
Em abril de 1961, foi eleito para integrar a Academia Brasileira de Letras.
Este romancista brasileiro é um dos mais lidos no Brasil e no mundo. Com livros traduzidos para diversos idiomas, suas obras refletem a realidade dos temas, paisagens, dramas humanos, secas e migração.
Muitas de suas obras viraram novela (“Tieta”), série de TV (“Teresa Batista”) ou filme (“Dona Flor e seus dois maridos”).
Em seus livros, Jorge Amado leva até o leitor o dia-a-dia dos personagens marginalizados que vivem em Salvador (homens do cais do porto, pescadores, menores abandonados, pais de santo, prostitutas, malandros), além de abordar também vários costumes provincianos e festas populares.
Escritor desde a adolescência, Jorge Amado segue o estilo literário do romance moderno. Em seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência. Suas personagens geralmente são plantadores de cacau, pescadores, artesãos e gente que vive próximo ao cais, em Salvador, capital da Bahia.
O estilo deste autor também é conhecido como romance da terra e seus livros possuem uma linguagem agradável e de fácil compreensão. Suas obras literárias conquistaram não só os falantes da língua portuguesa como de outros idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, etc.
Morreu em Salvador (Bahia), no dia 6 de Agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos de idade.
Principais Obras:
Tieta do Agreste | Gabriela Cravo e Canela | A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água | Tenda dos Milagres | Capitães