Literatura Infantil
Francy Rennia Aguiar de Farias
Juliana de Alcântara Silveira Rubio
Resumo
A intenção do presente trabalho é mostrar tanto para os pais como os educadores, que para as crianças é importante descobrir um mundo além do real, o mundo imaginário, que além de aprender brincando, através dos contos de fadas, a criança desperta o interesse pela leitura e assim facilita o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Para isso utilizaremos a didática pedagógica da literatura infantil, baseado principalmente nas idéias de Bruno Bettlelheim.
Palavras-chave: Contos de fadas, histórias infantis,criança, fantasia, imaginação.
1. Introdução
Este trabalho apresenta a didática para a utilização da literatura infantil em sala de aula, levando em consideração a importância dos contos de fadas para a construção do imaginário infantil. O estudo é baseado em autores como Bruno Bettelheim, Nelly Novaes Coelho, que tratam de contos de fadas.Cada autor, em uma área específica: psicanalítica e literária, e outros autores como, por exemplo, Fanny Abramovich e Marcel Postic, que tratam do imaginário. O objetivo desse trabalho é observar a influência dos contos de fadas no imaginário infantil. Acredita-se que o contato com os contos de fadas possibilitará a criança o ensaio de vários papéis sociais, proporcionando a construção de uma personalidade sadia, bem como, promover a socialização, a troca de experiência e uma maior inserção no grupo social. Promover o desenvolvimento da imaginação, da criação, e da percepção de mundo, a partir das possíveis interpretações dos contos de fada.
2.Os Contos de Fadas
Surgiu na França no fim do século XVII sob iniciativa de Charles Perrault (1628 – 1703). Ao contrário do que se possa ser pensado, Perrault não criou as narrativas de seus contos, mas as editou para que elas se adequassem à audiência da corte do rei Luiz XIV (1638 – 1715). Foram às