literatura de cordel
A matemática é o alfabeto com qual, Deus escreveu o universo.
Galileu Galilei
Colégio Estadual Wilson Lins
PALAVRAS DE ABERTURA
Por acreditar fielmente que a arte nordestina é capaz de ser utilizado de forma criativa na sala de aula, este trabalho propôs que se ligasse a literatura de cordel ao ensino de matemática considerando que a mesma é uma das manifestações que devem e precisam fazer parte do meio escolar.
Recebem o nome de Literatura de Cordel as obras que são produzidas pelo povo. Essas obras não apresentam um nível artístico considerável, mas sim muita difusão popular da arte folclórica. Nela o povo canta os costumes, as crenças ou personagens (reais e imaginárias). Lembrando que, o nome de cordel, provém do fato de tais manifestações serem expostas à venda pendurados em fios de barbante.
Com isso, decidimos fortalecer os pontos de contato entre a Matemática e a Filosofia, fazendo costuras com a literatura de cordel. Isso nos mostra a necessidade de dissipar o abismo entre Matemática e Filosofia, surgindo então a Filosofia da Matemática para fiscalizar o gigantesco arranha-céu que se tornou a Matemática. Para isso, sabemos que a maioria dos filósofos eram matemáticos. Segundo Aristóteles, as formas que melhor expressam a beleza são a ordem, a simetria e a precisão. E a ciência matemática é a que trabalha especialmente com elas.
SUMÁRIO
04 Cordel de expressão numérica
05 Cordel de Potenciação
06 Alguns filósofos matemáticos
12 Cordel do Salário Mínimo
CORDEL DE EXPRESSÃO (6º ano Matutino)
Escrito por : Caga Sebo do Nordeste
CORDEL DA POTENCIAÇÃO (7º Ano Matutino)
ALGUNS FILÓSOFOS MATEMÁTICOS Por Rosa Regis
Natal/RN – 2005
Tales de Mileto
Foi um dos sete sábios da Grécia e fundador da escola filosófica denominada Escola Jônica. Foi o primeiro a explicar a causa dos eclipses do sol e da lua. Descobriu várias