Literatura da Língua Portuguesa
A origem da literatura da Língua Portuguesa teve inicio e se originou no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, derivada do latim vulgar que foi introduzido no oeste da península Ibérica há cerca de dois mil anos.
“Ribeirinha” foi considerada a primeira obra literária da língua portuguesa. E a cada período passado novas atualizações e correções eram feitas.
É importante sabermos de onde veio nossa língua e o porquê de termos alterações no vocabulário.
Trovadorismo
O trovadorismo foi à primeira manifestação literária da língua portuguesa, o período que reuni toda a produção literária de Portugal, durante seus primeiros séculos de existência no século XII ao século XV.
O trovadorismo abrangeu as origens da Língua Portuguesa, a língua galaico-portuguesa que compreende o período de 1189 a 1418. Portugal estava muito ocupado com guerras, cruzadas, a luta contra os mouros, e estava centrado em Deus, buscando a salvação da alma e valores espirituais. E também pelo sistema feudal que é o sistema econômico político entre senhores e servos que já estava enfraquecido, em fase de decadência. Depois de anos finalmente a guerra acaba e começam as manifestações sociais de período de paz, entre elas a literatura que dava uma nova visão do mundo medieval e apontava para novos caminhos. Essa manifestação literária é o Trovadorismo.
Os poetas da época eram chamados de trovadores, os poemas produzidos nessa época eram feitos para poetas e músicos cantarem. Os trovadores tinham muita liberdade podiam entrar em questões políticas e se destacavam na questão social. No século XII foi criado o primeiro texto escrito em português que foi a "Cantiga da Ribeirinha" que foi o carco inicial do trovadorismo escrito por Paio Soares de Taveirós.
Trovadores
Os trovadores eram os artistas de origem nobre que criavam e cantavam músicas acompanhadas de instrumentos musicais, as cantigas eram poesias cantadas, manuscritas e reunidas em