lista r
O sistema Heuristia, utiliza Raciocínio Baseado em Casos. A concepção do sistema originou-se da necessidade de desenvolver uma ferramenta de auxílio no diagnóstico de doenças psiquiátricas.
No sistema o usuário informa algumas características predefinidas a respeito do comportamento do paciente e tem como resultado o prognóstico mais provável da patologia do Paciente.
A similaridade entre os casos baseia-se na comparação entre casos cadastrados por um especialista da área e um “caso alvo” ou “novo caso”, a ser comparado. Além disso, o sistema conta com o HeuristiaHelp que contém informações sobre definições de termos e procedimentos da psiquiatria.
A aplicação de Raciocínio Baseado em Casos no diagnóstico de transtornos mentais mostrou-se uma técnica adequada, viável, facilitando e agilizando o diagnóstico. O trabalho descrito é original em vários aspectos destacando a inovação em aplicar RBC na recuperação de casos aplicados à psiquiatria. Além disso, destaca a aplicação do sistema como ferramenta de apoio de ensino-aprendizagem na psiquiatria.
Recomendação de Programa Alimentar
O sistema é aplicado ao domínio da especialidade médica de nutrição, sendo que os casos são representados por pacientes. Ao longo do trabalho, são apresentadas as estratégias para a definição dos casos e do método de recuperação usando avaliações de similaridade. O benefício principal do sistema é apoiar a tomada de decisão do profissional de nutrição, fornecendo informações precisas sobre casos semelhantes registrados no histórico. O sistema foi validado com casos reais. O artigo ainda discute questões técnicas relativas à aplicação de RBC, suas dificuldades, vantagens e cuidados, embasados num caso prático
Basicamente, o sistema registra dados clínicos e pessoais de pacientes para os quais já foram feitas prescrições corretamente validadas e utiliza esta base de casos anteriores para reaproveitar prescrições alimentares para pacientes