LISTA II
QUESTÃO 1 - Quais são as conseqüências da ocorrência de águas subterrâneas no comportamento das obras de engenharia?
A ação das águas subterrâneas causa inúmeros imprevistos e acidentes em Brás de engenharia. Os casos mais comuns desse tipo de problema são verificados em pontes, fundações, barragens, cortes de estradas, escavação de valas, canais, etc.
QUESTÃO 2 - Para medir a permeabilidade dos solos ou rochas utiliza-se o coeficiente de permeabilidade, o que fica definido pela lei de Darcy. Enuncie essa lei. O que é permeabilidade e a que ela é devida?
Em 1856, Darcy publicou uma equação simples para a velocidade de percolação de água através de solos saturados. A Lei de Darcy implica que a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico Q = k.i.A, onde i = h/L. Permeabilidade é a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento de água através dele. Ela é devida ao número de vazios do solo, a saturação, a temperatura e a mineralogia.
QUESTÃO 3 - É correto dizer que o piezômetro mede a altura do nível d’água do terreno? Porque?
Depende. O piezômetro mede a altura piezométrica, para se medir a altura do nível da água utiliza-se um medidor de nível d’água.
QUESTÃO 4 - Quando 2 solos de permeabilidades diferentes são colocados em série, a vazão que passa através dos solos é idêntica (equação da continuidade). Em qual material ocorrerá a maior perda de carga: no solo de maior ou no de menor permeabilidade?
No solo de menor permeabilidade, visto que este solo apresentará maior resistência na percolação de água entre os vazios, aumentando assim a perda de carga.
QUESTÃO 5 - Porque em solos há uma perda de energia ao longo do processo de fluxo?
Porque o tipo de grão determina o quão fácil será a passagem deste pelo solo. Dependendo do K, pode apresentar maior ou menor resistência, fazendo com que a energia seja aos poucos despejada durante a passagem e contado dos grãos.
QUESTÃO 6 - O que é gradiente