Lista Economia FGV
b) O conselho seria que ele não deveria abrir o próprio negócio já que sua renda reduziria em R$ 1.000,00, a relação custo x benefícios é negativa.
c) Nesse caso, a relação custo x benefício é positiva, já que ele passaria a ganhar R$2.000,00 a mais que sua renda anual.
2. Déficit orçamentário é o governo gastar mais do que arrecada. Para financiar seu déficit, esse governo lança no mercado títulos de sua dívida e consume parte da poupança que poderia ser destinada para financiar os investimentos do setor privado. A disputa pelo dinheiro com o setor privado pressiona a taxas de juros e pode restringir o crescimento do país.
3. Superávit primário é o resultado positivo das contas do governo, sem considerar os juros pagos sobre a dívida pública. O aumento no percentual da meta reforçou a credibilidade no país porque fez com que o mercado percebesse que o país tinha forte propósito de manter a relação % dívida x PIB estável, aumentando a confiança de que dívida seria paga pelo governo.
4. A política fiscal expansionista é caracterizada por medidas tomadas pelo governo (ministério da Fazenda) quando o PIB está abaixo do potencial, há risco de recessão e desemprego. Essas medidas são o aumento dos gastos públicos, redução dos impostos, ampliação de créditos pelo BNDES. Já a política fiscal contracionista é caracterizada por medidas tomadas quando o PIB está acima do potencial, quando a inflação é uma ameaça à estabilidade econômica, sendo a principal medida o corte com os gastos de custeio.
5. A política monetária expansionista é caracterizada pela queda na taxa de juros, redução do depósito dos bancos, oferta de empréstimos aos bancos, compra de títulos da dívida pública, aumentando o volume da moeda no mercado e a queda na taxa de juros, visando o