lista de probabilidade
Disciplina: Filosofia ll. Professor responsável: Stefan Bonow.
Traços filosóficos do filme: “O mundo de Sofia”.
- Questiona o tamanho do de espaço: O maior princípio da filosofia é indagar, questionar-se sobre o que há a sua volta, na cena em que Sofia está com sua amiga, ambas deitadas sobre o telhado de sua casa surge este questionamento, após verem os pássaros e concluírem que estes não pensam.
-Questiona sobre a origem do mundo: Nesta cena, Sofia recebe uma carta de Augusto Knox, a qual lhe deixa em dúvida: ”De onde vem o mundo” diz aquele pedaço de papel, sabe-se que uma das primeiras perguntas dos primeiros filósofos foi esta, assim como a causa de o sol ir e vir.
- Questiona sobe sua própria existência: Ao receber outra carta, onde está escrito: “Quem é você”. Após raciocinar sobre a origem do universo é preciso saber como chegamos aqui, uns dizem que é intervenção divina, outros dizem que é produto de uma explosão, outros dizem que viemos dos macacos, mas até hoje não se saber ao certo. No filme também é mencionado que o mais importante para a nossa vida é saber quem somos e a razão de nossa existência.
-No colégio, Sofia lê para sua turma sua redação, nela conta o acontece quando o homem busca a verdade e não a encontra definitivamente, são criados os mitos, estes são retratados na filosofia como estórias para retratar o que não se conhece com certeza até o momento, o inexplicável, os medos de um homem, por exemplo, podem se trans formar em estórias. Ela cita Thor, antes da era cristã, para explicar os fenômenos naturais. -Desta vez o que vem para Sofia é uma fita: Alberto Knox em Atenas lugar de grande importância para o desenvolvimento da filosofia, contando para Sofia sobre o Julgamento de Platão. Nesta, Knox explica que
Sócrates foi condenado por questionar criticamente, queria ele que as pessoas pensassem por si mesmo.
- Nesta mesma fita,