lista de fisica geral 2
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Laboratório de Ciências Físicas
1. Para medir temperaturas, os físicos e os astrônomos usam, com frequência, a variação da intensidade da radiação eletromagnética emitida por um objeto. O comprimento de onda para o qual a intensidade é máxima, é dado por: λmax T = 0, 2898 cm · K , onde λmax é o comprimento de onda associado à intensidade máxima e T é a temperatura do objeto em K.
Em 1965, uma radiação de micro-onda com λmax = 0,107 cm foi descoberta, vinda de todas as direções do espaço. A que temperatura este comprimento de onda corresponde? Essa radiação de fundo é interpretada como resíduo do Big
Bang, que teria acontecido a cerca de 15 bilhões de anos, quando o universo começou rapidamente a se expandir e esfriar.
2. Se a temperatura de um gás no ponto de vapor é de 373,15 K, qual é o valor limite da razão entre a pressão do gás no ponto de vapor e a sua pressão no ponto triplo da água? (Suponha que o volume do gás é o mesmo nas duas temperaturas).
a pressão será mais alta? (Dica: use o gráco
Temperatura × Pressão do ponto triplo da água)
5. O espelho de vidro pirex no telescópio do observatório de Monte Palomar tem 200´´ de diâmetro. Qual a variação no diâmetro do espelho quando a temperatura vai do mínimo de 10 o C até o máximo de 50 o C?
6. A área A de uma plana retangular é ab.
O coeciente de dilatação linear é α. Depois de um aumento de temperatura ∆T , o lado a aumentou ∆a, e b de ∆b. Mostre que desprezando a quantidade pequena (∆a · ∆b) (veja gura abaixo), ∆A = 2αA∆T .
7. Um relógio de pêndulo feito de latão é exato a 20 o C. Qual será o erro, em segundos por hora,
3. Um termômetro de resistência é aquele que com o relógio a 0,0 o C? utiliza a variação da resistência elétrica com a temperatura de uma substância. Podemos denir
8. Um orifício circular numa plana de alumínio as temperaturas medidas por esse