Lista de Exercícios – Corrosão
DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA
2ª Lista de Exercícios – Corrosão
Nome:________________________________________________________
Professor:Daniel Alvarenga
Dadas as reações catódicas:
Meio neutro ou básico aerado: H2O + ½ O2 + 2e- 2OH-
Meio neutro não aerado: 2H2O + 2e- H2 + 2OH-
Meio ácido aerado: 2H+ + ½ O2 + 2e- H2O
Meio ácido não aerado: 2H+ + 2e- H2
1) Explique, detalhadamente (utilizando inclusive semi-reações e equação global) o que ocorre, decorrido certo tempo, numa chapa de ferro, se nela for colocada uma gota de água salgada. Qual o tipo de pilha envolvida no processo?
Haverá corrosão por aeração diferencial, como conseqüência da formação de uma pilha de aeração diferencial num meio corrosivo neutro aerado. Esse tipo de pilha se forma devido à diferença nas concentrações de oxigênio. A parte menos aerada, o centro da gota, funcionará como ânodo da pilha, cedendo elétrons para a parte mais aerada, a periferia da gota. Há, portanto, corrosão no centro da gota. As semi-reações e a reação global envolvidas nesse processo são:
Fe Fe2+ + 2e- (reação anódica)
H2O + ½ O2 + 2e- 2OH- (reação catódica)
Fe + H2O + ½ O2 Fe2+ + 2OH- (reação global)
2) Como funciona uma pilha de eletrodos diferentes (pilha galvânica)? Dê um exemplo de corrosão na prática, onde ela poderia ocorrer.
A pilha de corrosão galvânica ocorre quando há o contato elétrico de dois metais diferentes, na presença de um meio corrosivo. Quanto mais distantes estiverem os metais na tabela de potenciais eletroquímicos (maior a ddp), mais intensa será a corrosão. O metal com maior potencial de oxidação funcionará como ânodo da pilha galvânica, cedendo elétrons para o outro metal, o cátodo. Um exemplo na prática seria a aplicação de juntas de cobre em tubulações de ferro que transportem soluções aquosas, havendo corrosão do ferro nas regiões próximas às juntas de cobre.
3) Complete as seguintes