Construção civil e materiais tecnologia dos materiais
Instituto de Tecnologia
Processos Construtivos e Saneamento Urbano
Construção Civil e Materiais
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS 1º lista de Exercício
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Instituto de Tecnologia
Processos Construtivos e Saneamento Urbano
Construção Civil e Materiais
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
ALUNO: Rubem Miranda Chagas Junior
1º lista de Exercícios
RESPOSTAS:
l.1. Por conveniência, a maioria dos materiais de engenharia é classificada em três classes principais, quais sejam: materiais metálicos, materiais poliméricos (plásticos) e materiais cerâmicos.
l.2. Dentre os materiais mais comuns, pode-se citar madeira, cimento, pedra, aço, plástico, vidro, borracha, alumínio, cobre e papel.
l.3. Os materiais compósitos ou conjugados são combinações de dois ou mais materiais. A maioria destes materiais consiste de um elemento de reforço envolvido por uma matriz, constituída de resina colante, com o objetivo de obter características específicas e propriedades desejadas. Geralmente, os componentes não se dissolvem um no outro e podem ser identificados, fisicamente, por uma interface entre os mesmos, bem definida.
l.4. Como primeiro exemplo, temos o acréscimo notável, a partir de 1930, da produção americana de plásticos e alumínio em relação à produção de madeira, aço, cimento, e cobre, entre 1910 e 1990.
Um outro exemplo de alteração no perfil de consumo de materiais é o caso da indústria automobilística. Em 1978, um carro médio americano pesava 1.800kg e exibia 60% desse valor em ferro e aço, 10 a 20% em plásticos e 3 a 5% em alumínio. Em 1985 o carro médio americano pesava 1.400 kg, sendo que 50 a 60% desse valor em ferro e aço, 10 a 20% em plásticos e 5 a 10% em alumínio. Neste período a percentagem de aço decresceu, a quantidade de alumínio aumentou e a de plásticos continuou estável.
As substituições são motivadas pela continua busca pela reposição de materiais, tendo como