Lista De Exercicios Potenciometria E Condutimetria
QUI 221 - Análise Instrumental A
Fernando Barboza Egreja Filho
LISTA DE EXERCÍCIO - POTENCIOMETRIA
1) Defina e exemplifique: a- eletrodo de referência; b- eletrodo indicador; c- eletrodo de 3a classe; d- coeficiente de seletividade.
2) O que é potencial de junção líquida e como pode ser minimizado?
3) Mostre como o potencial de um eletrodo de Cu/CuS varia com a atividade do íon S2- e calcule o E0 para a seguinte semi-reação:
CuS + 2e Cu + S2-
Dados: Cu2+ + 2e Cu E0 = +0,337V; KpsCUS = 8x10-37
4) Fale sobre o erro ácido e o erro alcalino na determinação de pH com eletrodo de vidro (causas, limitações, minimização).
5) Liste as vantagens e desvantagens de uma titulação potenciométrica com relação às titulações com indicadores visuais.
6) Quais os eletrodos indicadores, teoricamente, adequados para a seguinte titulação potenciométrica?
Pb(NO3)2(aq) + Na2S(aq) PbS(s) + 2NaNO3(aq)
Admitindo-se que o Na2S seja o titulante, esboce a curva de titulação (E x V) para cada caso.
A troca de eletrodos de referência provocaria alguma alteração na curva de titulação? E no volume do ponto de equivalência?
7) Uma amostra de medicamento contém um analito A e uma outra substância B. Um eletrodo de membrana sólida sensível à espécie A apresenta o seguinte coeficiente de seletividade, em relação à espécie B: KB,A = 0,56. Pergunta-se:
a) Para uma [A] = 0,003 mol/L, qual deve ser a concentração máxima de B, para que o erro da determinação de A, por potenciometria direta, seja de 2%?
b) Admitindo-se que a [B] seja a metade da [A], seria possível determinar a concentração de A por potenciometria direta, sem a retirada ou mascaramento de B? E por titulação potenciométrica? Se a resposta for positiva, explicar em quais situações isso se daria.
8) As seguintes leituras de pH foram obtidas durante uma titulação potenciométrica de uma alíquota de 25,00 mL de um ácido fraco monoprótico com solução padrão de NaOH 0,1165 N.