Química Instrumental
INSTRUMENTAL
Prof. Juarez Denadai
2014
APRESENTAÇÃO
A Química Analítica compreende o conjunto de técnicas e métodos que visam caracterizar a natureza e determinar a composição de amostras de diferentes origens, em termos de elementos, espécies ou agrupamentos de átomos ou moléculas.
Devido à necessidade de determinação de concentrações extremamente baixas de diferentes espécies químicas, com rapidez, a Análise Química encontra-se dependente da disponibilidade de equipamentos modernos o que, em muitos casos, permite a automação das analises. Entretanto, não se deve esquecer que, na maioria dos casos, uma titulação ou um simples ensaio qualitativo por via úmida pode fornecer a informação procurada, e que os métodos volumétricos e gravimétricos tradicionais continuam sendo extremamente úteis nos laboratórios de ensino, pesquisa e industrial.
Não restam duvidas de que, à medida que o tempo passa, o mercado e os clientes internos ou externos das empresas tornam-se mais exigentes no que se refere a qualidade dos produtos e a própria analise química.
Hoje, os profissionais da química contam com vários equipamentos, a maioria controlada por computadores com softwares que fornecem curvas, resultados rápidos e variados das mais importantes analises químicas. Aliado a isso, para que a determinação ou a quantificação de componentes de uma amostra material forneça um resultado analítico preciso e confiável, é necessário uma calibração correta dos equipamentos, um espaço físico conveniente, equipamentos funcionais e, ainda mais importante, a formação e treinamento adequado do pessoal técnico.
Foi pensando nesse treinamento básico que elaboramos esta apostila, onde procuramos ilustrar os principais temas relacionados a Análise Química Instrumental, de uma maneira simples, didática e objetiva, que servirão de base aos futuros técnicos químicos para que, ao ingressarem no mercado de trabalho e ao terem contato com