Lista de exercicios de oligopolios (resolvida)
1. Qual a razão de o equilíbrio de Cournot ser estável (isto é, por que as empresas não teriam nenhum estímulo para alterar seus respectivos níveis de produção após alcançarem o equilíbrio)? Mesmo que não possam entrar em conluio, por que as empresas não adotam níveis de produção capazes de maximizar seus lucros em conjunto (isto é, o nível de produção pelo qual optariam caso pudessem entrar em conluio)?
2. No modelo de Stackelberg, a empresa que determina sua produção em primeiro lugar possui uma vantagem. Explique a razão.
3. Explique o significado do equilíbrio de Nash, quando as empresas se encontram competindo em termos de preço. Por que o equilíbrio é estável? Por que as empresas não elevam seus preços ao nível capaz de maximizar seus lucros em conjunto?
4. Considere o duopólio apresentado a seguir. A demanda é obtida por meio de P = 10 - Q, onde Q = Q1 + Q2. As funções de custo da empresa são C1(Q1) = 4 + 2Q1 e C2(Q2) = 3 + 3Q2.
a. Suponha que ambas as empresas tenham entrado no setor. Qual será o nível de produção conjunta capaz de maximizar os lucros? Qual será a quantidade produzida por cada uma das duas empresas? De que forma sua resposta seria modificada se as empresas não tivessem entrado no setor?
b. Qual é a quantidade de produção de equilíbrio para cada uma das empresas se elas atuarem de forma não cooperativa? Utilize o modelo de Cournot. Desenhe as curvas de reação das empresas e mostre o seu equilíbrio
5. Um monopolista pode produzir a um custo médio (e marginal) constante de CMe = CMg = 5. A empresa defronta-se com a curva de demanda do mercado dada por Q = 53 - P.
a. Calcule o preço e a quantidade capazes de maximizar os lucros desse monopolista. Calcule também os lucros do monopolista.
b. Suponha que uma segunda empresa entre no mercado. Seja Q1 a quantidade produzida pela primeira empresa e Q2, a quantidade produzida pela segunda. A demanda do mercado é dada por
Q1 + Q2 = 53 - P.