Lista 1
1 - Descreva, de maneira sucinta, os processos de formação rocha−solo. O solo pode ser residual ou transportado. Formado por intemperismo químico ou físico.
2 - Distinguir intemperismo físico de intemperismo químico citando as principais características dos solos formados pela predominância de um ou outro tipo de intemperismo. Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos materiais que compõe a rocha ou sedimento. As rochas sofrem um processo de decomposição, ocorrem principalmente nas regiões intertropicais.
Intemperismo físico: Desagregação ou desintegração do material de origem, sem que haja alteração química, Acontece em regiões desérticas e de clima semiárido.
3 - Fale sobre a influência do agente de transporte na formação de solos sedimentares (se possível desenhar curvas granulométricas típicas para diferentes agentes de transporte). Descreva um perfil de solo residual, citando as características predominantes de cada horizonte de intemperismo. Os agentes de transporte podem ser água, vento, gravidade. O solo transportado tem a predominância de um tamanho de grão.
Já o solo residual, se mantém na rocha mãe, a medida em que vai afundando, muda de estrutura, a granulometria e a cor do solo.
4 - O que você entende por laterização?
5 - Identifique as frases com C (totalmente certa) ou E (parcial/totalmente errada):
( v ) Solo residual é o produto do intemperismo que permanece sobre a rocha matriz, por isso, possui uma granulometria não uniforme, ou seja, trata-se de um solo mal graduado.
( f ) Solos bem graduados são resistentes, pouco compressíveis e pouco permeáveis.
( v ) A plasticidade do solo não é um indicativo da sua composição vmineralógica.
( v ) As areias apresentam menor plasticidade que as argilas somente quando estão úmidas.
(f ) As propriedades de comportamento dos solos são a permeabilidade, a compressibilidade e o grau de compactação.
( v ) Os solos, quando saturados,