lista 1 aulas 1 e 2 de fisica newtonia
Através do estudo do movimento da caçamba introduzimos a coordenada sobre a trajetória para representar a posição de um corpo num movimento retilíneo. Vimos que para definir a coordenada de posição sobre a trajetória é necessário escolher um ponto fixo sobre a reta suporte da trajetória para referência das posições (o ponto R) e determinar a convenção de sinais. O módulo da coordenada é igual à distância entre o corpo e a referência R. O sinal é dado de acordo com a conveção adotada.
1 - Ilustre a definição de coordenada sobre a trajetória usando a trajetória representada pela reta abaixo. Chame de P o ponto que representa o corpo movendo-se nessa trajetória.
2 - Um carro se move numa estrada retilínea. Sua posição é representada pelo ponto C, no centro do teto do carro. Na figura são mostradas as posições do carro nos instantes t1 e t2. Um observador forneceu a coordenada de posição do carro no instante t1 (ponto C), que vale s1 = -35m. Use a escala 1:1000.
a) Represente na figura a reta suporte da trajetória do carro (ponto C)
b)Sabendo que para esse observador a coordenada de posição do carro em t2 é positiva, marque na figura a referência R das posições bem como a convenção de sinais adotada.
c)Determine s2.
3)Numa experiência, estudou-se o movimento de uma caçamba suspensa por mola. No instante t=0, a caçamba encontrava-se no ponto mais alto de sua trajetória, o ponto A. Nesse instante, a coordenada de posição para um determinado observador foi sA = 42cm. Ao atingir pela primeira vez o ponto mais baixo de sua trajetória, 0,7s depois, a caçamba havia percorrido uma distância de 81cm. Chame esse ponto de B. Sabe-se que no movimento de descida a coordenada de posição aumenta. Use a escala 1:10.
a)Marque na reta suporte da trajetória (desenho ao lado) o ponto R, referência das posições, bem como a convenção de sinais usada pelo observador.
b)Determine sB. c)Qual é o período do movimento?
d)Para