cevada
- representa a quinta maior colheita e uma das principais fontes de alimento para pessoas e animais
- É uma cultura tipicamente de inverno que não tolera o alagamento, sendo resistente a seca quando comparada ao trigo, mas exigente em relação à fertilidade do solo.
- A cevada fornece uma farinha alimentícia e o produto resultante da germinação artificial dos grãos (malte) é utilizado na fabricação da cerveja e de outros produtos. Os grãos torrados e moídos são usados na fabricação de uma bebida sem cafeína de aspecto semelhante ao do café. A cevada é ainda empregada em alimentação animal como forragem verde e na fabricação de ração
- No Brasil, a malteação é o principal uso econômico da cevada, já que o país produz apenas 30% da demanda da indústria cervejeira
- Com variedades a partir de 1139 até 1393 Graus dias
- É uma cultura tipicamente de inverno que não tolera o alagamento, sendo resistente a seca quando comparada ao trigo, mas exigente em relação à fertilidade do solo.
- O clima de Mauá da Serra é classificado como Subtropical Úmido Mesotérmico sem estação seca definida. Verões pouco quentes (temperatura média de 22°C). Invernos com geadas relativamente frequentes nas áreas mais altas do município (temperatura média inferior a 18°C).
- O Estado é o maior produtor nacional e a expectativa é que a área cultivada mais que dobre até 2018.
- O Paraná responde atualmente por 73% da produção brasileira de cevada.
- a cevada é uma cultura exigente e sensível ao clima
- MALTARIAS - A malteação é a principal aplicação econômica da cevada, destino de 75% da produção. Outros 18% restantes vão para a elaboração de rações e 7% são reservados para multiplicação de sementes.
MALTARIAS - A malteação é a principal aplicação econômica da cevada, destino de 75% da produção. Outros 18% restantes vão para a elaboração de rações e 7% são reservados para multiplicação de sementes.
- produção crescente por
semeadura: aprox 11 maio - 20 jun
4.1