Instrumenta o e Controle
PRESSÃO
Álvaro Modesto
Gláucia Tavares
Juliano Camargos
Roberto Batista
Vinicius Santos
PREMISSAS
Este trabalho foi realizado com foco na apresentação do que vem a ser a pressão suas variáveis e instrumentos de medição.
Ele foi desenvolvido através de pesquisas em sites e também trabalhos sobre o mesmo tema.Também com o conhecimento prévio de alguns integrantes do grupo.
INTRODUÇÃO
O trabalho aborda a pressão como assunto principal. No decorrer da apresentação explicaremos os diferentes elementos que a pressão tem atuação e seu comportamento.Explicaremos a pressão atmosférica e suas variações.Alem de explicar os instrumentos de medição da pressão e as diferentes unidades de pressão.
O QUE É PRESSÃO ?
PRESSÃO (SÍMBOLO P) É A RELAÇÃO ENTRE UMA
DETERMINADA FORÇA E SUA ÁREA DE
DISTRIBUIÇÃO.
PRESSÃO EM GASES
Moléculas de um gás colidindo com a superfície do recipiente.
PRESSÃO EM FLUIDOS
Segundo o principio de pascal, ao exercermos pressão em um fluido confinado em um recipiente, essa é transmitida integralmente a todos os ponto desse recipiente. PRESSÃO EM SÓLIDOS
Diferente da pressão nos fluidos, em corpos rígidos os átomos não tem tanta liberdade e acabam tendo seus movimentos restringidos, ou seja, não exercem pressão ao seu redor.
Alguns fenômenos naturais como os glaciares também tem alguns fatores relacionados a pressão que os cubos de gelo exercem um sobre o outro, fazendo com que o gelo mais em baixo derreta e o gelo que está por cima faça uma trilha de água e escoe os blocos até algum rio ou oceano(ou até que sequem).
PRESSÃO ABSOLUTA X PRESSÃO
MANOMÉTRICA
Os manômetros de ponteiros, geralmente, medem a diferença de pressão existente entre um meio e a pressão atmosférica,
Se a pressão medida for maior que a pressão atmosférica, a diferença é conhecida como pressão manométrica ou relativa e se inferior à atmosférica é comumente denominada de vácuo.
Portanto, a pressão absoluta é o resultado