Atividade de Economia
Data: 01/08/2015
Professora: Msc. Edilene de Jesus Santos
Turma: Direito, 1º semestre – B
Integrantes do grupo: Elivelton Gondim; Luís Felipe; Tharcísio Figueredo; Alexandre Santos; Bruna Reis.
Atividade Avaliativa I Unidade
1. As Escolas de Pensamento Econômico influenciaram a determinação de algumas categorias econômicas que permitiram até hoje, como exemplo o trabalho. Apresente a escola de pensamento que trouxe a concepção do Trabalho como fonte de construção de riqueza, discutindo a importância para a ciência econômica.
R: Na França, em meados do século XVIII, surge a fisiocracia, com o objetivo de investigar o sistema econômico em seu conjunto, nesse momento a principal atividade econômica era a agricultura majoritariamente capitalista, que da origem a teoria do excedente, ao observar esse fator os economistas fisiocratas concluem que o capitalismo é o meio de ampliar o excedente. Nesse momento ainda não se tem a concepção de lucro, porém a partir da relação entre o excedente e o lucro se tem o processo capitalista de produção contemporâneo, a ciência econômica entra em sena para analisar questões para manter de forma estável relações sociais econômicas mantendo o seu equilíbrio.
2. Explique a razão de a sociedade – agentes econômicos – precisar definir o que produzir, para quem produzir, quando produzir e quanto produzir, com base na teoria da econômica.
R. Essas definições são necessárias, pois, estão diretamente ligadas às necessidades humanas, que por sua vez são ilimitadas, e natureza dispõe de recursos limitados, por este motivo a economia entra em cena para respondê-las.
3. Porque os fisiocratas classificam a classe agrícola como exercendo uma atividade produtiva e a classe manufatureira como exercendo uma atividade estéril?
R: Pela evidencia da superioridade produtiva da classe agrícola capitalista os fisiocratas vão olhar de forma desejável, já a classe manufatureira urbana capitalista, por ser