O mundo da cevada
Uma breve análise sobre os trunfos da Heineken para vencer no tão disputado mercado cervejeiro.
Renata Santos Oliveira
A Heineken, empresa holandesa de fabricação de cervejas está difundida em todos os cantos do planeta. Fundada em 1864, por Gerard Adriaan Heineken, a empresa conta com mais de 140 fábricas, espalhadas por 70 países. A Heineken é uma grande marca de renome internacional que busca a todo o tempo otimizar seus processos e linhas de produção, afim de tornar seu produto um dos melhores do ramo em todo o planeta. Sediada na Holanda, a maior fábrica fica na cidade de Zoeterwoude. 150 campos de futebol ou 1 milhão de metros quadrados: qualquer um dos números impressiona e leva a Heineken a produzir por ano cerca de 10 milhões de hectolitros de cerveja. Percebe-se que a ala de marketing da empresa também é bastante poderosa, pois sua marca está presente em diversos ramos do esporte, da música e do cinema, o que ajuda a transmitir o poder da marca pelo mundo.
Para produzir sua cerveja, a Heineken utiliza cinco etapas em sua produção: Moagem , Decocção , Fermentação , Filtração e Embalagem. Pesquisas indicam que a simplicidade dos ingredientes no processo, aliadas ao alto nível de tecnologia implantado nos métodos de produção da cerveja tornam o sabor da cerveja único, aromático e especial. Podemos verificar que a linha de produção da empresa segue a bons e palpáveis rumos pois sabemos que a larga escala de produção pode fazer com que um produto não tenha o mesmo nível de qualidade sempre e, na Heineken, parece que isso não acontece. Não conseguimos constatar reclamações de clientes quanto a diferença de sabor da cerveja em diferentes locais do planeta. O que significa que seu processo de produção é uniforme, o que traz benefícios para o produto final e mais uma vez valoriza a marca.
Outro diferencial da Heineken é o setor de logística. Estudos feitos pelo site Portogente, em 2012, comprovam a eficiência e a