Liquidos penetrantes
INTRODUÇÃO 1 1. ORIGEM DO CONCRETO 2 1.1. A HISTÓRIA DO CONCRETO 2 2 1.2. DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO MUNDO 2 1.3. DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL 3
INTRODUÇÃO No presente trabalho serão desenvolvidos conceitos sobre concreto armado e concreto protendido. O tema foi definido pelo fato dos dois assuntos abordados serem de grande importância para a construção civil; sendo assim, foi decidido aprofundar sobre os temas para melhor entendimento dos mesmos. O maior objetivo é comparar o concreto armado com o concreto protendido sendo assim informar as diferenças em relação a custos, eficácia, produção, prazos, desempenhos e manutenção.
1. ORIGEM DO CONCRETO * 1.1. A HISTÓRIA DO CONCRETO
No inicio os materiais utilizados nas construções foram a pedra natural e a madeira, usados até o final do século XIX, por estarem disponíveis na natureza. O ferro, o aço e o concreto só foram empregados nas construções séculos mais tarde. (IBRACON, 2008)
O concreto armado surgiu da necessidade de se obter um material “considerado ideal” para as construções, que é aquele que apresenta conjuntamente as qualidades de durabilidade e resistência.
A pedra muito utilizada nas construções antigas e um dos mais antigos sistemas construtivos utilizados pelo homem têm durabilidade elevada e ótima resistência à compressão, porém tem baixa resistência a tração. A madeira tem razoável resistência, mas a durabilidade é limitada. O ferro e o aço têm resistência elevada, mas a durabilidade também é limitada em consequência da corrosão que podem sofrer. Daí surgiu o concreto, com a precisão de aliar a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as vantagens do material composto pode assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e com o aço envolvido e protegido pelo concreto para evitar a sua corrosão elevando sua durabilidade.
Os materiais feitos à base de cimento como o concreto,