Liquefação fracionada
Liquefação fracionada: Gás- Gás
Nesse processo de separação de gases, primeiramente, a mistura é resfriada, fazendo com que os gases passem para o estado liquido. Em seguida, a mistura é submetida a um processo de destilação fracionada, no qual as substâncias irão retornar ao estado gasoso de acordo com seus pontos de ebulição, possibilitando assim a separação da mistura.
Um exemplo é a separação de uma mistura formada por nitrogênio e oxigênio. Essa mistura é resfriada até -200 graus célsius, quando passa para o estado líquido. Depois os gases em estados liquido são separados por destilação fracionada, de acordo com seus pontos de ebulição, o do Nitrogênio é -195ºC e o do Oxigênio é -183ºC.
a) Liquefação fracionada: a mistura de gases passa por um processo de liquefação e, posteriormente, pela destilação fracionada.
Obs.: Uma aplicação desse processo consiste na separação dos componentes do ar atmosférico: N2 e O2. Após a liquefação do ar, a mistura líquida é destilada e o primeiro componente a ser obtido é o N2, pois apresenta menor PE (-195,8 ° C); posteriormente, obtém-se o O2, que possui maior PE (-183 ° C).
b) Adsorção: Consiste na retenção superficial de gases.
Algumas substâncias, tais como o carvão ativo, têm a propriedade de reter, na sua superfície, substâncias no estado gasoso. Uma das principais aplicações da adsorção são as máscaras contra gases venenosos.
Misturas Heterogêneas
Decantação: Gás – Sólido
O método utilizado nessa separação é a filtração, que utilizado para separar misturas heterogêneas. Um exemplo de mistura que é separada por filtração é a utilização de aspirador de pó. O processo de filtração consiste em: um filtro reter as partículas maiores e deixar passar os menores que os “poros” do filtro.
Quando utiliza-se o aspirador, ele aspira uma mistura de ar + poeira, ou seja, uma mistura de gás + sólido, no entanto, o ar aspirado pelo aparelho é liberado, mas a poeira é retida por um filtro.